ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 153-1


Poster (Painel)
153-1Indicadores microbiológicos de qualidade do solo em cultivo de cana-de-açúcar sob diferentes quantidades de palhada
Autores:Paredes Junior, F. P. (EMBRAPA CPAO - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) ; Portilho, I.I.R. (EMBRAPA CPAO - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) ; Salton, J.C. (EMBRAPA CPAO - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) ; Mercante, F.M. (EMBRAPA CPAO - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)

Resumo

Os bioindicadores de qualidade do solo têm sido utilizados como uma estratégia eficiente para o monitoramento ambiental e avaliação da qualidade de produtos. Além disso, fornecerem informações complementares na avaliação qualitativa dos solos, sendo considerados indicadores sensíveis aos impactos causados pelo manejo do solo, podendo fornecer informações sobre o impacto das práticas de manejo na qualidade do ambiente. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência da retirada ou manutenção dos resíduos (palhada) produzidos pela colheita mecanizada de cana-de-açúcar sobre a biomassa microbiana e índices derivados (respiração basal, quociente metabólico, quociente microbiano). O estudo foi conduzido no período de 2010 a 2011, no Município de Itaporã, MS, num Latossolo Vermelho argiloso. As avaliações foram realizadas em quatro épocas distintas (julho/2010, novembro/2010, março/2011 e julho/2011), na profundidade de 0-10 cm, considerando três níveis de resíduos: 0 % (retirada total de resíduos da superfície do solo), 50 % (retirada da metade dos resíduos nas parcelas) e 100 % (manutenção completa dos resíduos produzidos). De modo geral, a biomassa microbiana do solo respondeu às alterações causadas pelo manejo de resíduos da cana-de-açúcar, confirmando o seu grande potencial como bioindicador para avaliação da qualidade de solo. A floresta semidecídua, utilizada como referencial da condição original do solo, apresentou os maiores conteúdos de matéria orgânica do solo (MOS) em todas as épocas de avaliação, diferindo significativamente dos demais sistemas de uso do solo. Dentre os sistemas de manejo da cana-de-açúcar, não foram verificadas diferenças significativas no conteúdo de MOS, ou seja, as alterações promovidas no solo não foram suficientes para promover alterações nas suas concentrações. Apesar deste resultado, é importante preconizar práticas conservacionistas que priorizem o aporte de MOS, com a permanência de resíduos sobre a superfície do solo. Os resultados demonstraram ainda que o tratamento em que foi retirada metade dos resíduos da superfície do solo consegue restabelecer a comunidade de microrganismos, aproximando-se do tratamento sem retirada dos resíduos. Do mesmo modo, a retirada completa dos resíduos condicionou um ambiente desfavorável para o crescimento microbiano.


Palavras-chave:  Atividade microbiana, monitoramento ambiental, resíduos vegetais, cana-de-açúcar